Hospital Lifecenter | Pacientes e Visitantes
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    Direitos e Deveres do Paciente


    Confira nossas diretrizes para assegurar seus Direitos e Deveres.

    DIREITOS


    1. Ter atendimento humanizado, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem discriminação de qualquer natureza.

    2. Ser identificado e tratado por seu nome e/ou sobrenome e/ou nome social, e não por códigos, número do leito, nome da doença ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.

    3. Identificar as pessoas envolvidas no seu cuidado através dos crachás legíveis, posicionados em lugar de fácil visualização.

    4. Ter sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento.

    5. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre os procedimentos e tratamentos propostos.

    6. Receber e ser orientado sobre o consentimento informado que deve ser lido e assinado antes de procedimentos cirúrgicos e outros, quando indicado.

    7. Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

    8. Ter seu prontuário elaborado de forma legível com identificação de todos os profissionais que participaram do seu cuidado de forma organizada, de acordo com a padronização do hospital.

    9. Solicitar cópia do seu prontuário de acordo com a legislação vigente e normas do Hospital.

    10. Receber ou recusar assistência psicológica, social e religiosa e ter seus valores e crenças respeitados, dentro dos preceitos legais

    11. Ser informado, orientado e se necessário treinado sobre como conduzir seu autocuidado, recebendo instruções dos profissionais de saúde de forma clara e legível sobre a continuidade de seu tratamento.

    12. Permanência, em caso de internação ou observação, de um acompanhante em tempo integral, salvo determinação médica em contrário, para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos.

    13. Buscar segunda opinião em relação ao seu diagnostico ou tratamento, dentro ou fora da instituição, ficando sobre a responsabilidade do paciente ou família o custo.

    14. Ser informado sobre todos os direitos acima, sobre as normas e regulamentos do Hospital e sobre os canais de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção da Instituição através do Serviço de Atendimento ao Cliente.


    DEVERES


    1. Conhecer e respeitar as normas da instituição.

    2. Fornecer informações precisas e completas sobre a sua saúde, inclusive de medicamentos e problemas médicos atuais e passados.

    3. Seguir as instruções e recomendações de seu médico responsável e da equipe do Hospital Lifecenter.

    4. Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição.

    5. Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.

    6. Responsabilizar-se pelos seus pertences durante sua permanência no hospital, salvo os casos de pacientes incapacitados para providenciar guarda alternativa.

    7. Responsabilizar-se por qualquer prejuízo causado nas dependências e equipamentos do Hospital.

    8. Não tocar/manipular os equipamentos e materiais de uso do paciente (sondas, curativos, acessos venosos, bomba de infusão).

    9. Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências do hospital, extensiva aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente. É proibido fumar, conforme o Decreto nº 8.266, de 31 de maio de 2014;

    10. Utilizar somente medicamentos prescritos pelo Hospital durante a sua permanência e tratamento. Situações especiais devem ser avaliadas pela equipe de farmacêuticos do Hospital.

    11. Honrar o seu compromisso financeiro com o Hospital, saldando, ou fazendo saldar pelo responsável financeiro, seu atendimento médico-hospitalar, tanto no que se refere às contas hospitalares, quanto aos honorários de seus médicos assistentes.