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    Sistema de classificação de risco do Hospital Lifecenter segue o Protocolo de Manchester


    Postado em 05/03/2020




    Quando o assunto é atendimento emergencial em um hospital, qualquer segundo é precioso para salvar a vida de uma pessoa. Sendo assim, um sistema de classificação de riscos, como o Protocolo de Manchester, é imprescindível para que as equipes de médicos e enfermeiros possam priorizar os casos mais graves.


    O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem de pacientes baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Essa metodologia ajuda a organizar a ordem de atendimento dos pacientes que chegam ao hospital e facilita, posteriormente, o atendimento dessas pessoas.


    O Hospital Lifecenter é o primeiro Pronto Atendimento em Belo Horizonte a adotar a diretriz conjunta do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) e do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), que utiliza a ferramenta do Protocolo de Manchester na Versão Dois. Nela, há a possibilidade de aprimorar a detecção precoce de infecção generalizada em pacientes de risco.


    O que significa cada uma das cores da triagem de Manchester?


    Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente:


    VERMELHO: para emergências. O paciente não pode esperar nenhum minuto.


    LARANJA: o atendimento é muito urgente. A espera não poderá ultrapassar 10 minutos.


    AMARELO: o atendimento é urgente, mas o paciente pode aguardar por um período de até 50 minutos.


    VERDE: pouco urgente. O atendimento pode ocorrer em até 120 minutos ou o paciente pode ser encaminhado para outros serviços de saúde.


    AZUL: não há urgência. O tempo de espera pode ser de até 240 minutos ou o paciente poderá ser encaminhado a outros serviços de saúde.


    Onde surgiu o Protocolo de Manchester?


    A técnica recebe esse nome porque foi criada em Manchester, Inglaterra, no ano de 1997. O protocolo é mundialmente conhecido e aplicado nas principais instituições de saúde, públicas ou privadas. No Brasil, essa metodologia chegou no ano de 2007, sendo implantada primeiramente em Minas Gerais.


    Com o Protocolo de Manchester os casos mais graves têm prioridade sobre os de menor gravidade. Automaticamente aumentam as chances de salvar mais vidas e de prevenir complicações nos quadros que poderiam surgir em decorrência da espera por atendimento médico e assistência adequada (medicação, procedimentos, internações).


    Fast Track garante conforto para fichas verdes


    Um grande diferencial do Hospital Lifecenter é que no Pronto Atendimento os casos de menor complexidade, como as fichas verdes, não deixam de ter prioridade. Para isso, o Lifecenter criou fluxos próprios para esse perfil de situação. Essa personalização foi batizada de Fast Track – expressão em inglês para “faixa rápida”.


    A inovação não altera a rotina dos pacientes com maior complexidade. O principal objetivo é garantir o bem-estar de quem recebe as demais classificações, melhorar a rotina da unidade de urgência e preservar a qualidade do atendimento. Saiba mais sobre essa rotina clicando aqui e veja como nossos pacientes e seus acompanhantes estão sempre no centro do nosso cuidado!


    Sistema Automatizado de Classificação


    O processo de automatização da classificação de risco no Hospital Lifecenter é feito por meio de um software que segue o Protocolo de Manchester. A partir dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, de forma padronizada e com chance de acerto de 95%, se observado corretamente o fluxograma, o enfermeiro consegue definir a prioridade de atendimento do paciente de forma precisa. Sendo assim, o serviço fica organizado e a ordem de atendimento caminha de acordo com a gravidade do caso.


    Classificação de Risco não seria um diagnóstico?


    É importante frisar que a classificação de risco não realiza o diagnóstico do paciente. A adoção do Protocolo de Manchester combinada com um sistema automatizado tem como objetivo definir a prioridade de atendimento e o direcionamento adequado do paciente para o especialista indicado ao tratamento dos sintomas.


    Por isso esse primeiro olhar sobre a queixa do paciente é tão importante, pois faz com que o atendimento no Hospital Lifecenter seja mais rápido, de acordo com a gravidade, e leva a um direcionamento ao especialista mais adequado. Isso evita interconsultas e reencaminhamentos dentro do próprio serviço.


    Banco de Dados auxilia na gestão hospitalar


    Outra proposta interessante da automatização e padronização do processo de triagem utilizada pelo Hospital Lifecenter é que o sistema gera um banco de dados fiel ao perfil epidemiológico da instituição.


    Essas informações geradas ajudam a orientar o gestor do hospital na tomada de decisão, por exemplo: escala de profissionais para atendimento por faixa de horário ou por perfil de pacientes; adequações de áreas físicas de acordo com a demanda de casos mais ou menos graves.


    Qual o tempo de espera?


    Você sabia que é possível saber qual o tempo de espera para as especialidades do Pronto Atendimento do Hospital Lifecenter antes mesmo de sair de casa? Essa é mais uma inovação pensada no melhor atendimento e no conforto dos pacientes e de seus acompanhantes.


    O painel fica disponível na entrada do Pronto Atendimento e pode ser visualizado também em nosso site. Basta digitar lifecenter.hospital e clicar no botão de acesso do painel ou clicar aqui.


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