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    Experiência do paciente: nosso diferencial


    Postado em 25/03/2019



    Um dos diferenciais do Hospital Lifecenter é a preocupação com o bem-estar do paciente, que vai além do atendimento médico de qualidade. Por isso, o hospital tem feito investimentos constantes em treinamentos e tecnologias para melhorar a experiência do paciente.


    Cada vez mais, os usuários de serviços de saúde se preocupam com o próprio cuidado e com o atendimento que recebem. Não é por acaso que, segundo estudos, mais de 40% dos pacientes escolhem os hospitais onde querem ser tratados por conta das experiências não clínicas. Ou seja, a experiência do paciente é algo fundamental para um atendimento de qualidade.



    O que é a experiência do paciente?


    A experiência do paciente passa pela soma das interações, sensações, qualidade e valor por ele vivenciadas durante todo o processo de sua internação. Cada ponto de contato é valorizado: a hospedagem, o tratamento, o atendimento, a qualidade, a segurança, o cuidado, a eficiência, a eficácia, a satisfação etc.


    No Lifecenter, todos os colaboradores trabalham para deixar o paciente sempre no centro do cuidado. Afinal, proporcionar experiências positivas a pacientes e familiares é uma preocupação constante do hospital e está em nosso DNA.



    Na direção certa


    A pesquisa do Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems (HCAHPS) mostra que nós estamos no caminho certo. Eles constataram o que as boas expectativas de experiência incluem. Confira:


    • comunicação com equipe de enfermagem;
    • experimentar uma redução nos sintomas, especialmente o controle da dor;
    • pontualidade na assistência;
    • ser envolvido nas decisões de tratamento;
    • receber informações sobre benefícios e efeitos colaterais das medicações;
    • comunicação clara e de fácil compreensão com a equipe médica;
    • limpeza do quarto e banheiro;
    • planejamento a respeito da alta hospitalar;
    • nível de ruído noturno;
    • informações sobre aonde ir;
    • equipe de recepção útil;
    • ser tratado com respeito e dignidade.


    Para atingir esses pontos, o trabalho é diário. Continue a leitura e conheça o nosso Núcleo de Experiência do Paciente.



    Núcleo de Experiência do Paciente


    O nosso atendimento ao consumidor é realizado pelo Núcleo de Experiência do Paciente. O setor trabalha com foco total na busca da melhoria contínua e de soluções antes mesmo de receber qualquer reclamação.


    A experiência do paciente passou a ser objeto de estudo para resolver com antecedência qualquer situação que possa gerar alguma insatisfação. Dessa forma é possível entender as necessidades de cada um e atender com excelência.



    Satisfação do paciente


    O Hospital Lifecenter também tem investido para medir a satisfação e a lealdade dos pacientes. Para fazer isso da melhor forma, adotamos a Metodologia NPS (Net Promoter Score), que auxilia para entender e atender às necessidades e desejos dos clientes.


    O objetivo é avaliar o relacionamento do Lifecenter com os pacientes e agir para corrigir falhas e efetuar melhorias.


    Neste post você conheceu um pouco mais do trabalho que o Lifecenter tem desenvolvido para melhorar a experiência do paciente. As ações não param por aqui, tem muito mais!


    Para conferir, continue acompanhando o nosso blog e deixe o seu comentário.


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