Dor no ombro é a 4ª maior causa de dor no ser humano | Hospital Lifecenter

Dor no ombro é a 4ª maior causa de dor no ser humano 14/11/2017

Você sabia que a dor no ombro é a 4ª maior causa de dor no ser humano? Esse problema é mais comum do que se imagina e pode atingir todas as faixas etárias.

Causas
Nos jovens, as maiores incidências estão relacionadas a lesões ligamentares sofridas por intermédio de prática esportiva, exercícios realizados de maneira inadequada e traumas por quedas e acidentes.

Na população acima de 40 anos de idade, além do trauma, associa-se o fator ligado ao envelhecimento biológico.

Já na população de faixa etária acima de 70 anos, cerca de 90% tem alguma lesão em tendões do ombro, mesmo que parciais, embora na maioria das vezes assintomáticas, mas que podem se manifestar em algum momento ou agravar-se para uma ruptura completa dos tendões.

Tratamento
Nas lesões tendíneas e ligamentares, refratárias ou sem indicação para o tratamento não cirúrgico, recomenda-se a reconstrução através da artroscopia.

Artroscopia de Ombro
A Artroscopia é um procedimento cirúrgico utilizado para diagnóstico e tratamento de lesões articulares utilizando o artroscópio. Este equipamento é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele chamado de portal.

O equipamento possui uma fonte de luz e uma câmara que projeta imagens em um monitor de vídeo. E com o auxílio de outros instrumentos a cirurgia é realizada por vídeo.

A Artroscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo e, por isso, permite uma recuperação mais rápida ao contrário das cirurgias abertas.

Próteses
Nos casos em que não há possibilidade de reconstrução óssea nas fraturas ou degenerações tendíneas e articulares, nota-se um grande avanço da medicina no que se refere à utilização das próteses de substituição articular.

A mais recente evolução se dá pelo desenho de prótese que é chamada “Prótese Reversa de Ombro”, que representa um conceito revolucionário em termos de implantes articulares conduzindo a recuperação de movimentos em ombros definitivamente condenados a perda funcional total e dor permanente.

Essas próteses têm sido cada vez mais utilizadas através de instituições médico-hospitalares que tem instituído grupos de ortopedistas especialistas em cirurgia de ombro.

Prevenção
As mudanças no estilo de vida como a prática moderada de exercícios físicos, alongamento e postura correta, associados ao controle de peso e a alimentação saudável contribuem para a saúde das articulações e ajudam a evitar as dores nos ombros.

E você? Sofre com dores nos ombros? Não deixe de procurar um de nossos especialistas para avaliar e tratar adequadamente o problema. Agende uma consulta

Fonte: Dr. Glaydson Godinho, médico ortopedista e cirurgião de ombro do Hospital Lifecenter.

Voltar

Fechar [X]