OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FIBRAS | Hospital Lifecenter

OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FIBRAS 16/10/2015

No Dia 16 de Outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Os bons hábitos alimentares constituem uma importante iniciativa para manter a saúde em dia.

As fibras alimentares são substâncias fundamentais para uma dieta regular. Podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal e não são digeridas ao longo do trato gastrointestinal. Dividem-se em solúveis e insolúveis e proporcionam sensação de saciedade, regulam o equilíbrio intestinal, o colesterol e a glicemia.

O consumo ideal de fibras é estimado em 25 a 30 gramas por dia, e, para pessoas diabéticas, esse valor é de até 50 gramas.

Confira dicas para inserir as fibras ao seu dia-dia:

  • Acrescente linhaça ou flocos de aveia nas frutas, vitaminas e iogurtes;
  • Acrescente sementes de chia nos molhos para saladas;
  • Troque as farinhas tradicionais pelas integrais;
  • Coma uma porção de salada antes de almoçar ou jantar, isso irá promover saciedade e, assim, menor ingestão de comida posteriormente.
  • Leia os rótulos. Alimentos ricos em fibras tem de 3,5 a 5,5 gramas de fibra em 50 gramas do produto.

Fique atento aos seus hábitos alimentares e preserve sua saúde.

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